Termos racistas para pararmos de usar imediatamente!
- Universo Uia
- 4 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Muitas expressões racistas o longo da história infelizmente foram naturalizadas, e até hoje fazem parte do nosso vocabulário. Por isso, leia essa matéria e tome conhecimento dessas expressões e pare de usá-las imediatamente.
1- “A coisa tá preta"

Esse termo racista associa o "preto" com uma situação desagradável, duvidoso, e até mesmo arriscado. Você pode substituir a palavra "preta" muito facilmente por difícil ou ruim.
2- "Mercado negro"

A fala racista mais uma vez usa o "negro" para referir-se a algo que não cabe na sociedade, que é estranho, que dá medo. Mude já esse discurso pejorativo e use as palavras ilegal ou paralelo.
3- "Criado-Mudo"

O termo usado para dar nome ao móvel que fica ao lado da cama surgiu de uma das diversas tarefas que eram atribuídas aos escravizados: ficar sentado no chão segurando objetos e sendo proibidos de falar para não incomodar o sono de seus senhores. Você pode substituir por mesinha de cabeceira.
4- "Serviço de preto"

Essa fala desqualifica completamente o serviço da pessoa negra. Para substituir essa expressão use as frases, serviço realizado de forma errada ou mal feito.
5- “Denegrir”

A definição de denegrir pelo dicionário Michaelis é fazer ficar escuro, ou manchar a reputação. Por isso o termo é ofensivo, pois atribui o significado negativo a algo que seja negro. Substitua agora mesmo por sinônimos como difamar ou caluniar.
Comentarios